LOGONEW.png

QUEM SOMOS

 

Foto_Quem_Somos.JPG

A Rede Vencer Juntos foi criada em 2015 por oito associações gestoras de fundos rotativos solidários, agentes de economia solidária e geração de renda e a Fundação Grupo Esquel Brasil para promover a prática do Fundo Solidário e o fomento à economia solidária. A Rede é fruto do Programa Vencer Juntos, iniciado em 2003 pela Pastoral da Criança e executado, desde 2007, pela Fundação Grupo Esquel Brasil. 

A partir de 2020, a Rede Vencer Juntos assume a responsabilidade jurídica pelo Programa.  

O Programa Vencer Juntos identifica, financia e capacita grupos de pessoas de baixa renda para iniciarem um empreendimento produtivo coletivo. A devolução do financiamento pelos empreendimentos alimenta um fundo rotativo solidário cujos recursos são investidos em novos empreendimentos coletivos na mesma região.

 

A Rede Vencer Juntos e suas associações atuam em dez territórios com baixo IDH do interior da Região Nordeste e Norte de Minas Gerais onde faltam oportunidades de emprego e atende um público que não tem acesso ao microcrédito ou outras fontes de financiamento, seja por não cumprir os critérios de acesso, seja por não saber como acessar. São agricultores familiares, artesãs, assentados da reforma agrária, beneficiados do Programa Auxílio Brasil, membros de comunidades quilombola, entre outros, a maioria sendo mulheres.

 

Entre 2003 e 2017, o Programa Vencer Juntos apoiou cerca de 800 empreendimentos da economia solidária em 120 municípios do interior de sete estados, envolvendo cerca de 4000 famílias de baixa renda. Além de prestar serviços diretamente aos empreendimentos, a Rede Vencer Juntos luta por políticas públicas de apoio às finanças solidárias e à economia solidária a nível federal, estadual e local, fazendo parte da Rede Nordestina de Fundos Solidários.

 

Desde 2020, a Rede Vencer Juntos atua como coordenadora e gestora do FUNDO NORDESTE SOLIDÁRIO, iniciativa coletiva de captação de recursos da Rede Nordestina de Fundos Solidários.

Acesse

COMO ATUAMOS

 

A Rede Vencer Juntos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que se dedica ao fomento de Fundos Rotativos Solidários e ao fortalecimento da Economia Solidária.

 

A missão das associações Vencer Juntos é de ajudar as famílias para descobrir e acreditar em seu potencial para superar a pobreza com o esforço de seu próprio trabalho. A tecnologia social Vencer Juntos oferece um pacote integrado de serviços para ajudar seus participantes iniciar um empreendimento produtivo e coletivo: um financiamento inicial, capacitação, assessoria técnica, apoio na comercialização dos produtos e apoio ao associativismo. Os empreendimentos iniciados com o apoio do Programa são acompanhados pelo agente do Vencer Juntos durante um período de cinco anos.  

Foto_Como_Atuamos.jpg

Em cada território, uma equipe de dois ou três agentes de economia solidária e geração de renda identifica pessoas (a maioria mulheres) desempregadas com potencial e vontade para iniciar um pequeno negócio e trabalha com essas pessoas para se organizarem em grupos, elaborar um plano de negócio e solicitar o financiamento inicial do Programa. Uma vez iniciados os empreendimentos, os agentes realizam visitas de acompanhamento técnico e conduzem oficinas de capacitação para os empreendedores. 

 

Além de prestar serviços aos empreendedores filiados, as oito associações do Vencer Juntos atuam na articulação de redes territoriais de Economia Solidária e na luta por políticas públicas de apoio ao desenvolvimento local. A Rede apoia suas associações membros e outros Fundos Rotativos Solidários na captação de recursos, busca de parcerias e no aperfeiçoamento da metodologia de fomento. Participa ativamente na Rede Nacional dos Fundos Solidários onde se engaja na luta por políticas públicas de apoio às Finanças Solidárias.

 

Entre 2011 e 2013, a equipe Vencer Juntos, vinculada, na época, à Fundação Grupo Esquel Brasil, mapeou e cadastrou num banco de dados 341 Fundos Rotativos Solidários nos nove estados da Região Nordeste. A partir de 2020, a Rede Vencer Juntos vem atuando como Secretaria Executiva da Rede Nordestina de Fundos Solidários para lançar e consolidar o FUNDO NORDESTE SOLIDÁRIO que capta recursos para os fundos solidários da Rede Nordestina.

 

Em 2014 a metodologia de fomento de Fundos Solidários do Vencer Juntos foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Hoje, a Rede Vencer Juntos é reconhecida como uma das principais entidades de apoio aos Fundos Solidários no Brasil.

 

CONHEÇA A NOSSA GALERIA