Nossa História

A Rede Vencer Juntos é fruto do Programa Vencer Juntos, uma ação iniciada em 2003 pela Pastoral da Criança para promover oportunidades de geração de renda para as famílias atendidas. O Programa iniciou em quatro dioceses/territórios do interior dos estados Bahia, Ceará e Minas Gerais e se multiplicou, até 2008, para um total de onze dioceses/territórios de interior, atuando também no Maranhão, na Paraíba, no Piauí e em Pernambuco.

Em cada território, uma equipe de dois ou três agentes de economia solidária e geração de renda identifica pessoas (a maioria mulheres) desempregadas com potencial e vontade para iniciar um pequeno negócio e trabalha com essas pessoas para se organizarem em grupos, elaborar um plano de negócio e solicitar o financiamento inicial do Programa. Uma vez iniciados os empreendimentos, os agentes realizam visitas de acompanhamento técnico e conduzem oficinas de capacitação para os empreendedores.

A partir de 2007, a execução do Programa passou para a entidade parceira Fundação Grupo Esquel Brasil que continua à frente do mesmo até hoje. Entre 2007 e 2014, os empreendedores apoiados em oito territórios criaram associações para dar continuidade ao trabalho. Em 2010, as associações decidiram de criar a Rede Vencer Juntos, no entanto, somente em 2016, a Associação Rede Vencer Juntos foi constituída formalmente como pessoa jurídica.

Em 2014 a metodologia de fomento de Fundos Solidários do Vencer Juntos foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Hoje, a Rede Vencer Juntos é reconhecida como uma das principais entidades de apoio aos Fundos Solidários no Brasil.