ASVEJ – Montes Claros, Minas Gerais

A ASVEJ – Associação Solidária Vencer Juntos, foi fundada em 2008, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos na Arquidiocese de Montes Claros. A região Norte de Minas Gerais, Arquidiocese de Montes Claros e Diocese de Janaúba, foi onde iniciou o Programa Vencer Juntos em 2003. Naquela época, as duas dioceses já tinham uma experiência importante no trabalho com fundos rotativos e pequenos projetos de geração de renda: desde 1989, a Pastoral da Criança já havia apoiado pequenos projetos produtivos na região, onde chegaram a existir mais de 80 desses projetos nos anos 90. Foi essa bagagem que levou a Pastoral da Criança a escolher as duas dioceses para implantar o piloto do Vencer Juntos.

Entre 2003 e 2018, o Vencer Juntos e a ASVEJ fomentaram um total de 120 grupos produtivos solidários envolvendo 515 famílias de baixa renda em doze municípios com um investimento total de R$612.000.

A ASVEJ é gestora do Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua nos municípios Montes Claros, Mirabela, Bocaiuva, Capitão Enéas, São João da Ponte, Japonvar, Luislândia, Santa Cruz de Salinas, Ubaí e demais municípios da Arquidiocese onde surgirem demandas para implantar projetos de geração de renda. Presta serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. Participa ativamente do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Norte de Minas Gerais e do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e é sócio fundador da Rede Mineira de Fundos Solidários. Entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária do Norte de Minas Gerais – Arquidiocese de Montes Claros, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Em 2018, conta com 55 empreendimentos associados envolvendo 160 famílias.

A ASVEJ tem como parceiros os Padres Jesuitas da Paróquia Maracanã, o CAA, o Fundo Nacional de Solidariedade, o Governo do Estado de MG, a Fundação Grupo Esquel Brasil e a Rede Vencer Juntos.

Contato: Domingas Sofia Santos (Sofia), Presidente, +5538 99811 0939