ASSEMBLEIA GERAL DA ASVEJ – O POVO RESISTE

Montes Claros, 30 de outubro de 2019

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro foi realizada a Assembleia Geral da ASVEJ. Sem qualquer recurso de convênios ou patrocínios, foi a primeira assembleia realizada inteiramente com as contribuições e esforço das associadas e dos associados. Marlí e Edvaldo, agricultores familiares que foram beneficiados com recursos do Vencer Juntos para adquirir uma vaca ofereceram sua casa na Comunidade rural de Santa Rita, Município de Japonvar, para realizar a assembleia. Outros associados vizinhos e amigos da Associação, Cirene e Carlúcio, Osmar e Fabinho ofereceram suas casas para hospedar uma parte dos participantes. As associadas e associados contribuíram os alimentos: mandioca de mesa, frangos e galinhas, tomates, arroz, feijão, açúcar, bolos, biscoitos, café, roscas, hortaliças. Somente a carne foi comprada com recursos da Associação. Vários associados ofereceram seus carros para transportar os participantes, o carro da Associação também foi utilizado, e cada um(a) contribuiu com o combustível. Gratidão a todos e todas que contribuíram: além dos já mencionados, Raquel e Cesar, Isabel, Inés e Jana, Ana Maria e Fernando, Valdevino, Pedrelina, Nenê, Marta, Célia e Didi, Marlúcia e Marlene, Sofia, Lourdes.

A Diretoria estava muito preocupada: será que o povo vem quando não conseguimos mais bancar as despesas da participação? Que alegria quando chegaram mais de trinta pessoas! A participação mais forte foi justamente dos grupos antigos que já faziam parte da ASVEJ desde o início. A saudade das companheiras e companheiros e o compromisso de dar continuidade ao trabalho nesses tempos difíceis foram mais fortes que o desânimo e a falta de recursos.

O pé de manga gigante no quintal da casa serviu como nossa sala de reunião. E as mangas doces foram o lanche mais delicioso!

A Assembleia foi um momento de celebração da caminhada da ASVEJ e um resgate das dificuldades enfrentadas e vitórias conquistadas pelos grupos, apresentadas em depoimentos emocionantes. Outra parte da pauta foi a socialização da conjuntura atual a nível federal, em Minas Gerais e na Região, assim como o relatório da diretoria e planejamento das ações para o próximo semestre.

A experiência desta Assembleia deixou muito claro: a ASVEJ hoje caminha com as próprias pernas, movida pela força de vontade, a dedicação e o compromisso da diretoria e das associadas e dos associados. A mensagem é: “A ASVEJ é nossa, vamos fazer tudo para ela continuar ativa e crescer, mesmo sem recursos externos”.

O recado foi dado: O povo resiste, a Economia Solidária está viva! Viva a Economia Solidária!

Confira outros conteúdos sobre | Associações