ALVA – Teixeira de Freitas, Bahia

A ALVA – Associação Lutar pela Vida em Abundância, foi fundada em 2008, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos da Pastoral da Criança na Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas a partir de 2004.

Entre 2004 e 2018, o Vencer Juntos e a ALVA fomentaram um total de 67 grupos produtivos solidários envolvendo 256 famílias de baixa renda em 7 municípios com um investimento total de R$269.394.

A ALVA é gestora do Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua no Território do Extremo Sul da Bahia, prestando serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. A ALVA se diferencia por ser uma associação com liderança 100% feminina, sendo que mais de 90% de seu quadro de sócias é composto por mulheres. Em 2012, a Associação conquistou seu primeiro convênio com o Governo Estadual da Bahia que injetou recursos adicionais para fomentar novos empreendimentos e fortalecer o Fundo Rotativo. No mesmo ano, patrocinou, com recursos do Convênio, a I Plenária Territorial de Economia Solidária, que foi a semente de uma Rede Territorial de Economia Solidária. A Plenária trouxe muita visibilidade para a ALVA.

A partir desse momento, a Associação começou participar do Colegiado de Desenvolvimento Territorial e de acessar outros recursos públicos. Captou recursos para organizar a Rede da Economia Solidária do Extremo Sul – RESES e, entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Solidária do Extremo Sul, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Em 2018, conta com 34 empreendimentos associados envolvendo 83 famílias.

A ALVA se destaca pelo número de empreendimentos urbanos que atuam nos ramos de confecção e artesanato. Produção de alimentos e agricultura familiar são outras atividades importantes.

Contato: alvateixeira@gmail.com   |  Nilce, Presidente, +55 73 99928 3484.