Política Pública de apoio a Fundos Solidários

Foi o convite da SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária em 2004 para entidades da sociedade civil participarem do diálogo com o Governo sobre uma política pública de finanças solidários que deu início à articulação entre representantes de entidades organizadas em quatro grandes redes para convencer o poder público para promover um Programa Nacional de Apoio a Fundos Solidários. Fruto concreto desse diálogo entre Governo e sociedade civil foi o PAPPS – Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, uma parceria entre o Banco do Nordeste, a SENAES e o MDS que apoiou 50 experiências de fundos solidários na região Nordeste entre 2005 e 2009, entre eles o Projeto Vencer Juntos. A gestão do PAPPS é responsabilidade de um Comitê Gestor composto por representantes das quatro redes da sociadade civil – a ASA (Articulação do Semi-Árido Brasileiro) (link), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) o FBSAN (Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional) e CNBB - Mutirão para Superação da Miséria e da Fome – e representantes da SENAES, do Banco do Nordeste e do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

Num esforço de dar visibilidade às experiências de fundos solidários no Brasil e de promover um Programa Nacional nos moldes do PAPPS, o Comitê Gestor vem promovendo uma série de eventos desde 2007, inclusive um Seminário Nacional em Brasília (2007), três seminários regionais (Paraíba 2007 e 2009 e Bahia 2009) e um seminário sobre desafios do marco legal (Brasília 2009) e defendendo a causa dos fundos solidários nos Conselhos de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Familiar e outros espaços de diálogo.

Este espaço no site do Vencer Juntos é dedicado a publicar notícias sobre as atividades desse Comitê..

Os trabalhos do Comitê Gestor e as principais experiências de fundos solidários representadas ou apoiadas pelo Comitê foram documentados nos cadernos Fundos Solidários: Por uma Política de Emancipação Produtiva dos Movimentos Sociais, publicados em novembro de 2009 pela Fundação Grupo Esquel Brasil com apoio do Banco do Nordeste. Disponibilizamos a Introdução do livro assim como o capítulo sobre o Projeto Vencer Juntos para download em PDF na Biblioteca deste site. Para obter cópias dos cadernos, favor de entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Pede-se uma contribuição de R$10,00 para viabilizar a reprodução do livro assim como pagamento do frete.

Foto: Professor Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária com Maria das Graças Silva, Coordenadora Adjunta do Vencer Juntos, no evento Conexão Solidária, São Paulo, 2009