Setor Teixeira de Freitas - BA

Associação Lutar pela Vida em Abundância – ALVA – Teixeira de Freitas/BA

O Setor Teixeira de Freitas está localizado no extremo sul do estado da Bahia. O Projeto Vencer Juntos iniciou seus trabalhos ali em 2005, mas desde 2000, a Pastoral da Criança vinha apoiando projetos de geração de renda nesta Diocese. Até 2011, o Projeto Vencer Juntos financiou 34 empreendimentos solidários de geração de renda em 7 municípios do setor, envolvendo 139 famílias acompanhadas e líderes da Pastoral da Criança. Um total de R$ 152.000,00 foi investido nos empreendimentos nesse período. Em 2011, 25 empreendimentos continuam sendo acompanhados pelos dois técnicos e a Associação Lutar pela Vida em Abundância.

 

 

Os empreendimentos encontram-se em pequenas cidades e comunidades rurais e desenvolvem atividades de artesanato, avicultura, horticultura, criação de suínos, beneficiamento de frutas e prestação de serviços como lanchonete e decoração de festas. Os grupos apoiados se destacam pela excelente qualidade dos bordados.

Em setembro de 2008, os empreendimentos formaram a Associação Lutar pela Vida em Abundância – ALVA para dar continuidade ao trabalho na região. Hoje a associação participa na mobilização de novos grupos a serem apoiados e no acompanhamento dos empreendimentos associados. A missão da associação é promover capacitações, apoiar a comercialização dos produtos, financiar novos empreendimentos, assumir a auto-gestão do Fundo Rotativo Solidário e fortalecer a economia solidária da região.

Em novembro de 2011 a ALVA assinou seu primeiro convênio em nome próprio com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE da Bahia para apoiar 15 novos empreendimentos solidários e outras ações da Associação durante dois anos.

A ALVA trabalha em parceria com a rede local de lideranças da Pastoral da Criança e a Fundação Grupo Esquel Brasil. Conta também com patrocinadores através do Vencer Juntos: o SEBRAE Nacional, o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e o Instituto HSBC Solidariedade. A Associação está buscando novos parceiros e patrocinadores para dar continuidade à sua missão.

 

 

Contatos da Equipe:

Maria Nilce de Jesus

Coordenadora Geral

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Técnicas do Setor:

  • Macicléia Resurreição de Freitas - Técnica em Agropecuária
  • Arlete Vicente Nunes - Técnica em Contabilidade

Telefone: (73) 8109 7330

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.