Setor Senhor do Bonfim - BA

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DOS GRUPOS SOLIDÁRIOS DE GERAÇÃO DE RENDA – ARESOL

A diocese de Senhor do Bonfim está localizado no Norte da Bahia, ou no sertão Baiano e é composta por 27 municípios caracterizados pela deficiência hídrica causados pelos efeitos das constantes secas. Entre as principais atividades do setor econômico estão o comércio, a pecuária, a extração mineral e a agricultura. Na pecuária os rebanhos caprinos e ovinos são os mais importantes. Na agricultura predomina a cultura do Sisal. No extrativismo o Umbu e o licuri são fontes de alimentos e renda para muitas famílias. A produção artesanal é original e farta. A culinária é rica em variedades de pratos e bebidas típicas, dentre eles o mugunzá, cuscuz, umbuzada e licor de jenipapo.

 

As cidades destacam pela simplicidade de sua organização urbana e o meio rural pela quantidade de assentamentos e dos Fundos de Pastos.

O Setor Bonfim iniciou o Projeto Vencer Juntos em agosto de 2003. Até 2011, o Projeto Vencer Juntos financiou 65 empreendimentos solidários de geração de renda em 12 municípios, beneficiando 686 famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e líderes da Pastoral da Criança em núcleos de Comunidades eclesiais de base - CEBs. Nesses mais de 8 anos foram investidos aproximadamente R$ 456.000,00 em projetos produtivos alternativos. Em agosto de 2011, 45 desses empreendimentos comunitários, continuam sendo acompanhados pela equipe de quatro técnicos. Todos os empreendimentos encontram-se em comunidades rurais e desenvolvem atividades produtivas como: caprino e ovinocultura, apicultura, avicultura, produção de farinha de mandioca, polpa de frutas, suinocultura, e outras, sempre aplicando os princípios agroecológicos.

O trabalho no Setor Bonfim se destaca pelo tamanho dos grupos apoiados, uma média de 10 famílias por grupo. Muitos projetos são desenvolvidos por associações comunitárias e organizados de forma coletiva e a renda gerada fortalece a associação, de maneira que o resultado financeiro não é o único objetivo do projeto, mas também a organização social do grupo e a emancipação política.

Demonstrando já sua organização e empoderamento através do Projeto, em 2007, os participantes dos empreendimentos solidários de geração de renda formaram a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda – ARESOL na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social, ambiental e econômico das comunidades mais carentes da região. Hoje a ARESOL participa na mobilização de novos grupos, garante o acompanhamento dos empreendimentos associados e participa da gestão do Fundo Rotativo local junto com o Projeto Vencer Juntos, além de diversas outras atividades. Tem como missão: “promover a formação política social e humana através de apoio às atividades voltadas para a agricultura familiar sustentável e solidária de geração de trabalho e renda nas comunidades carentes”.

A ARESOL vem articulando os agricultores para, coletivamente, vender seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, contribuindo assim para um aumento significativo na renda dos produtores filiados.

Com a metodologia do Fundo Rotativo Solidário, herdado da Pastoral da Criança a ARESOL se articula com outras entidades afins na perspectiva do fortalecimento da Economia Popular e Solidária-EPS da região. Junto a equipe técnica do Vencer Juntos, em rede com outras entidades parceiras como CPT – Comissão Pastoral da Terra, EFASE – Escola Família Agrícola do Sertão, ECOSOL, Pastoral da Criança, Fundação Grupo Esquel Brasil, entre outras, busca tornar a EPS cada dia mais consolidada na região. O Grupo Regional de Economia Popular Solidária – GREPS, que a ARESOL faz parte, realiza várias feiras regionais de Produtos dos grupos solidários associados, que servem não só como espaço para venda ou troca de produtos, mas também como oportunidade de capacitação, troca de tecnologias alternativas, experiências e celebração da cultura local.

Para realizar seu trabalho a ARESOL conta com o apoio da Pastoral da Criança e do Projeto Vencer Juntos e seus patrocinadores: SEBRAE Nacional, o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e Governo Federal e o Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários do Banco do Nordeste e da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Esse apoio tem garantido até o momento a maior parte das despesas decorrentes de seus trabalhos. Vendo a eminente situação de diminuição dessa contribuição, a ARESOL está buscando novas fontes de apoio para dar continuidade a esse importante trabalho, já consolidado pelo o apoio expressivo na região.

Em novembro de 2011, a ARESOL assinou um convênio com o Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE para fortalecer a rede dos fundos
solidários na região e fomentar 25 novos empreendimentos solidários vinculados à ARESOL e outras 4 entidades parceiras.

 

Contato da Equipe:

Leôncio Andrade

Coordenador da Aresol

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Técnicos do Setor:

  • José Isanilton Araújo da Silva - Técnico em Agropecuária
  • Luis Oliveira Costa - Técnico em Agropecuária
  • Elesandra  Simões Ribeiro - Técnica em Agropecuária
  • Rogério Guilhermino de Oliveira - Técnico em Contabilidade

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (74) 3541 9301