Setor Pesqueira - PE

Projeto de Geração de Renda Vencer Juntos - Pesqueira/PE

A região de Pesqueira está localizada no planalto da Borborema, entre o sertão e a Zona da Mata, no estado de Pernambuco. O projeto Vencer Juntos da Diocese de Pesqueira-PE teve suas atividades iniciadas em Setembro de 2007 com a finalidade de promover Geração de Renda para mulheres e mães, líderes e voluntários da Pastoral da Criança, que em sua maioria não tinham renda alguma e eram dependentes de programas assistencialistas ou de pequenos trabalhos informais, tanto na área urbana quanto na rural.

Com objetivo de debater junto às comunidades, elementos que possam mudar a realidade em que se encontram, buscou aprofundar conhecimentos, trocas de experiências e tecnologias, formando conceitos, no processo de apoio e fomento a implantação de atividades economicamente solidárias, voltadas para a própria comunidade, respeitando as diversidades de cada região, em parcerias com entidades locais, regionais e nacionais, mobilizando, capacitando e investindo em pequenos empreendimentos solidários com metodologia dos FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS.

Com a implantação do projeto nas comunidades, deu-se início a um processo de mobilização, de mulheres e homens que se identificassem com uma atividade dentro do conceito de economia solidária; vários grupos foram formados em diversas atividades e comunidades, a partir destes grupos, em parcerias com a Coordenação Estadual, SENAR e Diocese de Pesqueira, foram realizadas diversas capacitações nas áreas de análise de viabilidade, produção, auto-gestão, custos e comercialização de produtos.

Atualmente, com 04 anos de atuação, o projeto já está implantado em 06 municípios dos 13 que pertencem à área de atuação da Diocese, formado por 19 projetos coletivos de geração de renda, como: agricultura familiar, criação de animais de pequeno, médio e grande porte e
artesanato, num total de R$ 113.000,00 investidos. Oitenta e seis famílias já foram beneficiadas diretamente pelo projeto e já devolveram voluntariamente R$ 30.000,00 para o Fundo Rotativo Local.

Esses empreendimentos são acompanhados pela equipe técnica do Projeto Vencer Juntos, que é viabilizada através de convênio com o SEBRAE NACIONAL e atua em capacitações técnicas, administrativas e apoio a comercialização, com participações em feiras municipais, regionais, estaduais e nacionais, como exemplo a participação na FENEART. Os recursos aplicados nestes projetos provêm de convênios da Fundação Grupo Esquel Brasil com o Programa Desenvolvimento e Cidadania da PETROBRÁS.

O projeto dispõe de uma coordenadora a nível nacional que acompanha diretamente as ações do projeto na Diocese, dois técnicos de geração de renda, escritório equipado na sede da diocese Iniciou neste ano de 2011 a trabalhar para constituição de uma associação, como nos demais setores, para ajudar o Vencer Juntos na gestão do Fundo Rotativo local, mobilização de novos grupos e empreendimentos e buscar parcerias locais.

Contato da Equipe:

Técnico do Setor:

  • Luiz Sávio de Brito Cavalcanti - Técnico em Agropecuária
  • Aldo Siqueira - Técnico em Agropecuária

Telefone: (87) 9610 7474

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.