Setor Parnaiba - PI

Projeto de Geração de Renda Vencer Juntos - Parnaíba-PI

 

O setor Parnaíba está localizado na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba no noroeste do estado do Piaúi. As principais atividades econômicas do setor baseiam-se na exploração da cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão, couro e grande variedade de artesanato de rendas.

A criação do Projeto Vencer Juntos no setor aconteceu no ano de 2005 com a realização de um encontro com os coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança e outras lideranças. Deste encontro veio o apoio na mobilização e indicação das comunidades com potencial para formar grupos produtivos de Geração de Renda.

A partir da formação da equipe técnica e o apoio da liderança formou-se nestes anos 25 grupos produtivo de criação de galinha de corte, caprinocultura, revenda de confecção, mandiocultura, artesanato, etc. Estão presentes nos municípios de Esperantina, Ilha Grande, Cocal da Estação e Piracuruca atendendo aproximadamente 93 famílias diretamente. Na criação destes grupos já foi investido aproximadamente R$ 70.000,00 (setenta mil reais). O Projeto chega ao setor, portanto, como uma saída para melhoria de vida das pessoas que dele participam, fazendo notar diferenças sociais, culturais e financeiras nas famílias que sabem e falam muito bem das mudanças ocorridas, mesmo sendo resultados mínimos para os que o veem de fora.

Como lembra a coordenadora da Paróquia de Cocal, Maria José: “no ano de 2009, mais precisamente no dia 27 de maio, quando uma tragédia aconteceu na região, no município de Cocal da Estação, a Barragem Algodões “estourou”, matando pessoas e destruindo tudo que estava na frente. A fúria das águas arrastava casas, creches, escolas, plantações e animais. Isto provocou muita tristeza e dor, inclusive com perdas de pessoas queridas, tivemos muito
prejuízo financeiro também. Nosso Setor enfrenta dificuldades naturais muito diversas, como estiagem “brabra”, como muita falta d’água e redução na oferta de alimento para as criações e às vezes períodos de muita chuva, provocando inundações nas lavouras e doenças nos animais. Mesmo assim continuamos nossa luta, pois, nem tudo é coisa triste, aqui se vê muita gente trabalhadora que se une para vencer e lutar por uma vida melhor para os que aqui estão e os que virão completar nossa comunidade. “

Além da produção para vendas, os grupos participam de várias atividades de capacitação onde aprende a lidar com a terra, com os animais e trabalhar com dignidade, elevando a autoestima com ajuda da equipe do Projeto Vender Juntos.

O próximo passo do setor é a criação da Associação para assumir junto a equipe técnica a gestão do Fundo Rotativo, a mobilização de novos grupos , formação de parcerias locais e aprovação de novos projetos. “ Agradecemos muito a vinda do Projeto para nossa Diocese, esperamos poder sempre retribuir a oportunidade, demonstrando que basta trabalhar com dedicação e carinho, vencendo as dificuldades que surgem com determinação e força de vontade”. Palavras de Dona Mazé - coordenadora de Ramo de Cocal da Estação que participou da elaboração deste texto.

Contatos da Equipe:

Técnico do Setor:

  • Edvaldo Pereira - Técnico em Agropecuária

Celular: (86)9433 0842 ou (86) 9955 3631

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.