Setor Montes Claros - MG

ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA VENCER JUNTOS COM CRISTO –ASVEJC

Montes Claros foi um dos primeiros setores a iniciar o Projeto Vencer Juntos em fevereiro de 2003. Mas desde 1989, a Pastoral da Criança    trabalhava com projetos alternativos de geração de renda e com a metodologia do fundo rotativo solidário  na Arquidiocese de Montes Claros.

A setor foi um dos primeiros a iniciar o Projeto Vencer Juntos em fevereiro de 2003, mas desde 1989, a Pastoral da Criança já trabalhava com projetos alternativos de geração de renda e com a metodologia do FUNDO ROTATIVO SOLIDÁRIO na Arquidiocese de Montes Claros.

Entre 2003 e 2011, o Projeto Vencer Juntos financiou 85 empreendimentos solidários de geração de renda em 12 municípios do setor, envolvendo 357 famílias acompanhadas e líderes da Pastoral da Criança. Um total de R$ 410.000,00 foi investido nos empreendimentos nesse período. No início de 2011, 57 empreendimentos continuam sendo acompanhados pela equipe de dois técnicos. Trinta e dois encontram-se em comunidades rurais e desenvolvem atividades de plantio de milho, feijão e mandioca, hortaliças, criação de vacas leiteiras, suínos e frangos. Vinte empreendimentos desenvolvem atividades de produção ou revenda de confecções, artesanato, produção de alimentos e produção de vassouras.

Em junho de 2008, os participantes formaram a Associação Solidária Vencer Juntos com Cristo – ASVEJC para dar continuidade ao trabalho na região. Hoje a associação participa na mobilização de novos grupos a serem apoiados e no acompanhamento dos empreendimentos associados. A missão da associação é promover capacitações, apoiar a comercialização dos produtos, financiar novos empreendimentos, assumir a auto-gestão do Fundo Rotativo Solidário e fortalecer a economia solidária da região. Surgida da Pastoral da Criança e sua mística, a ASVEJC tem como guía de todas suas ações a palavra de Deus e o exemplo de Jesus Cristo.

Os principais parceiros da ASVEJC são a rede local de lideranças da Pastoral da Criança, a Fundação Grupo Esquel Brasil, o SEBRAE, regional Montes Claros e a prefeitura municipal de Capitão Enéas. A ASVEJC conta também com patrocinadores através do Vencer Juntos. São eles: o SEBRAE Nacional, o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e o Instituto HSBC Solidariedade. Recebeu em 2011 recursos do PAPPS através do Banco do Nordeste do Brasil e SENAES para apoiar a criação de novos projetos e da Cáritas através do Fundo Nacional de Solidariedade para apoiar a comercialização.

A Associação está buscando novos parceiros e patrocinadores  para  dar continuidade à sua missão.

Contato da Equipe:

Izabel da Silva

Coordenadora da ASVEJ

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Técnicos do Setor:

  • Domingas Sofia Pereira Santos
  • Humberto Gusmão - Técnico em Agropecuária
  • Sonia Maria Ribeiro  - Graduação em Ciências Sociais

Telefone:(38) 9136 0024

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.