Setor Coroatá - MA

AFAVEJES - Associação de Famílias Vencendo Juntos na Economia Solidária  - Coroatá-MA

O Setor Coroatá deu inicio ao Projeto Vencer Juntos no mês de maio do ano de 2005, mas a  Pastoral da Criança já havia trabalhado com projetos alternativos de geração de renda e  a metodologia do fundo rotativo solidário desde 1997.

Entre 2005 e 2011, o Projeto Vencer Juntos financiou 53  empreendimentos solidários de geração de renda em 09 municípios do setor, beneficiando 247 famílias acompanhadas e líderes da Pastoral da Criança. Um total de R$ 307.000,00 foi investido nos empreendimentos nesse período.

A grande maioria dos empreendimentos encontra-se em comunidades rurais e desenvolvem atividades de criação frango, plantio de mandioca com criação de gado, criação de suínos, apicultura produção de mesocarpo do babaçu, limpeza da pele de boi (curtume), hortas comunitária, revenda de confecção, artesanato e animação de festas.

O Projeto Vencer Juntos de Coroatá se destaca pela plantação de mandioca consorciada com criação de gado de corte, na zona rural, estamos percebendo grande desenvolvimento e sucesso nos grupos de mulheres que trabalham com revenda de confecção.

No ano de 2008, as famílias dos grupos de geração de renda do setor Coroatá começaram a se mobilizar para formar uma Associação para dar continuidade ao trabalho na região. Fruto desse processo de mobilização e organização foi a criação da  Associação de Famílias Vencendo Juntos na Economia Solidária em dezembro de 2010, com sede e foro no município de Codó/MA, com área de atuação nos municípios da região dos Cocais, no Maranhão.

A Missão da Associação: “É promover capacitações, acompanhar os empreendimentos, apoiar a comercialização dos produtos, fi /stories/coroata/criacao_galinhas2.pngo e fortalecer a economia solidária da região”.

Os principais parceiros Associação são a Pastoral da Criança, a Fundação Grupo Esquel Brasil, o SEBRAE  Nacional, o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, e o Instituto HSBC Solidadriedade, IFMA Instituto de Ensino e Ciências Tecnológica – campos Codó.

A Associação  está procurando novos parceiros e patrocinadores para dar continuidade a seu trabalho.

 

 

Contato da Equipe:

José do Lago

Presidente da Associação

Técnicos do Setor:

  • Marcos Antônio da Silva Santos - Técnico em Contabilidade
  • Líbano Medeiros de Almeida - Técnico em Agropecuária
  • Mariane Espindola - Técnica em agropecuária

Telefone: (99) 8401 9794

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.