Setor Bacabal - MA

AVESOL - Associação Vencer Juntos em Economia Solidária - Bacabal-MA

O setor de Bacabal  está localizado  na região central maranhense, com temperaturas bem definidas em  duas estações do ano: uma de chuvas e outra de sol. Com economia baseada na  agricultura familiar, vive ultimamente um crescimento de fazendas de gado bovinos e latifúndios na produção de grãos. É uma região que tem grandes dificuldades de acesso aos povoados rurais devido as estradas. A maioria da população destes povoados ainda vivem em residências ainda cobertas de palha de babaçu e onde as famílias tem como principal alimentação a galinha caipira ao leite de coco (da amêndoa de coco babaçu). É uma região em que ocorreu e ocorre muitos conflitos agrários com mortes de produtores e também muitas conquistas de terras e direitos civis.

 

O setor Bacabal iniciou o projeto Vencer Juntos em outubro de 2005 com a formação do primeiro grupo de famílias. Até outubro de 2012, foram financiados 60 empreendimentos econômicos solidários de geração de renda, destes 42 estão em plena atividade de geração de renda, em 14 municípios do setor, beneficiando 256 famílias. Estas famílias são aquelas de baixa renda, acompanhadas pela Pastoral da Criança e suas lideranças. Uma média de R$ 319.000,00 já foi investido nos empreendimentos locais.

A grande maioria dos empreendimentos encontra-se em comunidades rurais (assentamentos e comunidades quilombolas) e desenvolvem atividades de horticultura integradas com criação de galinhas, plantio de mandioca, feijão, cajueiro, milho, suinocultura, psicultura, bovinocultura de leite e de corte e revenda de confecções. Há empreendimentos urbanos que trabalha com bordados, confecção e crochê.

Em Maio de 2011, após dois anos de mobilização e formação, foi fundada a ASSOCIAÇÃO VENCER JUNTOS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA - AVESOL, composta por membros dos grupos que teve como principal finalidade apoiar os projetos associados com ações de assessoria técnica e jurídica, capacitação, divulgação e comercialização dos produtos com objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias pertencentes a seu quadro social e contribuir para redução da fome e da pobreza através do apoio aos projetos produtivos de geração de renda, buscando a autonomia e dignidade das famílias.  Seu primeiro presidente foi Matias Sousa do Nascimento.

Os principais parceiros da Associação são: a ACESA – Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura, a rede regional de lideranças da Pastoral da Criança, o Projeto Vencer Juntos da Fundação Grupo Esquel Brasil com seus patrocinadores: SEBRAE Nacional, Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras,  Instituto HSBC Solidariedade e Cáritas através do Fundo Nacional de Solidariedade.

 

Contato da Equipe:

  • Antônio Jakson da Silva - Administrador de Empresas com Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas e Técnico em agropecuária
  • Francisca Gárdina de Santos Lima - Técnica em Agropecuária
  • Raimundo Silvestre Sampaio - Técnico em agropecuária

Fone: (99) 8133 1551 ou (99) 9158 8711

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.