O Que Fazemos

A missão do Vencer Juntos é ajudar as famílias em descobrir e acreditar em seu potencial para superar a pobreza com o esforço de seu próprio trabalho. O Projeto oferece um pacote integrado de serviços para ajudar seus participantes iniciar um empreendimento produtivo e coletivo: um financiamento inicial, capacitação, assessoria técnica, apoio na comercialização dos produtos e apoio ao associativismo. Os empreendimentos iniciados com o apoio do Projeto são acompanhados pelo agente do Vencer Juntos durante um período de cinco anos.

O Vencer Juntos trabalha com a metodologia do Fundo Rotativo Solidário: em cada setor onde atuam, os empreendimentos apoiados contribuem o valor do financiamento inicial recebido, sem juros e sem correção monetária, para um Fundo que é utilizado para financiar novos empreendimentos, dando sustentabilidade ao Projeto no setor. Num período de cinco anos a partir da implantação num setor, o Vencer Juntos ajuda formar uma associação ou cooperativa dos empreendimentos participantes que assume a auto-gestão do Fundo Rotativo Solidário. Havendo financiado 100 empreendimentos num setor com recursos de convênios e assessorado a associação para firmar parcerias, o Vencer Juntos encerra seu apoio, deixando a associação continuar o trabalho com recursos do fundo solidário e parcerias locais.

Dessa forma, o Vencer Juntos ajuda a fomentar fundos locais de investimento. As associações criadas em torno desse patrimônio determinam as prioridades de aplicação do recurso e atraem outros investimentos públicos e privados para o Fundo, tornando-se uma força no desenvolvimento local e no fomento da economia solidária.

Entre fevereiro de 2003 e abril de 2010, o Vencer Juntos apoiou mais de 500 empreendimentos coletivos envolvendo 2.600 famílias e fomentou dez fundos rotativos solidários em sete estados do Nordeste e norte de Minas Gerais.

Além de promover o fomento de fundos rotativos solidários, o Vencer Juntos participa de uma articulação junto com outras entidades que trabalham com essa prática para mobilizar o poder público para criar um Programa Nacional de Apoio a Fundos Solidários.