Nossa História

O Projeto Vencer Juntos foi criado em 2003 pela Pastoral da Criança com o propósito de intensificar a ação de geração de renda em algumas regiões.

A Pastoral da Criança já vinha atuando no apoio a projetos de geração de renda desde 1989, em todas as regiões do Brasil. Entre 1989 e 2003, a Pastoral da Criança apoiou cerca de 1.000 projetos, envolvendo  15.000 famílias acompanhadas e líderes comunitários.

A partir de uma avaliação dessa iniciativa em 2003, a Pastoral da Criança reorganizou suas atividades de geração de renda em dois projetos novos: (1) a implantação, em quatro capitais de centros de capacitação profissional para empregos na área de serviços domésticos em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Recife e (2) o apoio a projetos de geração de renda em dioceses do interior da Região Nordeste e norte de Minas Gerais através do Projeto Vencer Juntos.

Em 2006, na Assembléia da Pastoral da Criança foi decidido o encerramento de assinaturas de novos convênios para o Projeto Vencer Juntos, continuando o apoio logístico e administrativo e as parcerias nas dioceses. A gestão do Projeto e assinatura de novos convênios passou então para a Fundação Grupo Esquel Brasil, parceira da Pastoral da Criança em vários projetos. A implantação numa nova região e identificação dos primeiros grupos de famílias acontece através da estrutura de organização diocesana e comunitária da Pastoral da Criança, e os participantes são, em maioria, famílias organizadas na Pastoral da Criança, seja como líderes comunitários ou famílias acompanhadas.

Foto:
Reunião da equipe Vencer Juntos com líderes da Pastoral da Criança no Setor Pesqueira-PE, 2009