Grupo Casa De Farinha - Comunidade São Roque

Anajatuba-MA
A comunidade São Roque é quilombola, localizada no município de Anajatuba na Diocese de Coroatá-MA. A Pastoral da Criança deu início aos trabalhos em nossa comunidade com apenas uma líder. Com o trabalho conseguimos reduzir a desnutrição das crianças da nossa comunidade e também das comunidades vizinhas. Logo sugiram outras pessoas interessadas em fazer parte deste trabalho tão bonito. Antes do projeto as famílias beneficiavam a mandioca no pilão e a farinha* assim não dava para comercializar, pois não tinha boa qualidade.

O Projeto surgiu a partir do interesse de sete famílias da comunidade em buscar uma saída para melhorar a produção de farinha, entre elas duas lideres da Pastoral da Criança. As famílias, que não tinham apoio nenhum, formaram um grupo em 2006, buscaram informações e fizeram contatos com as autoridades locais. Com fé e perseverança, conseguimos uma parceria com a Prefeitura Municipal de Anajatuba, que construiu o prédio. O Projeto Vencer Juntos financiou todos os equipamentos com um valor de R$4.408,00.

Hoje temos uma boa produção. Vêm pessoas de outras comunidades fazer farinha na comunidade, cobramos uma porcentagem, que é destinada para a manutenção da casa de farinha e contribuição para o Fundo Rotativo Solidário.Todos os participantes temos a responsabilidade pelo bom uso e zelo da casa de farinha, a Dona Edilene faz o controle e anotação da produção diária e repassa aos demais nas reuniões com a presença do técnico Diocesano. As vendas são realizadas nas localidades próximas e nos municípios maiores da região. Já conseguimos fazer três contribuições para o Fundo Solidário do Setor Coroatá.

* Produzida naturalmente, sem aditivos ou corantes artificiais, a cor amarela é conseguida através da adição de gordura animal.

Fotos: (1) o grupo, (2) antiga casa de farinha artesanal, (3) nova casa de farinha mecanizada, (4) nossas crianças

Contatos equipe vencer juntos: Libano e Marcos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.