Projeto Artvida

Projeto ArtVida transforma a realidade das líderes e famílias da Pastoral da Criança na Comunidade Praia, em Matias Cardoso-MG

Selma Evangelista, bordadeira e Coordenadora da Pastoral da Criança na Comunidade Praia em Matias Cardoso-MG, olha com admiração para a sede da Associação das Mulheres Artesãs  - Praia. Foram sete anos de luta, dedicação e fé para chegar até aqui.

Em 2003, Selma estava angustiada: com o trabalho da Pastoral, as crianças da comunidade haviam melhorado de sáude, a mortalidade infantil havia diminuído, mas muitas adolescentes engravidavam cedo demais e as mães estavam sem emprego e sem atividade para levantar sua auto-estima.

A implantação do Projeto de geração de renda Vencer Juntos na Diocese de Janaúba-MG ofereceu uma saída. Selma se juntou com mais três líderes da Pastoral da Criança para formar um grupo de artesanato, este solicitou um financiamento de R$ 2.960,00 para a compra de duas máquinas de costura, prateleiras, mesas e matéria prima. As quatro iniciaram o Projeto ArtVida e se reuniram todas as tardes numa pequena casinha cedida ao projeto pela Selma. Convidaram as mães da Pastoral e outras jovens para aprender a bordar e pintar tecidos. Os cursos fizeram sucesso, o número de jovens e mulheres que queriam aprender crescia a cada semana. Algumas tardes, mais 20 mulheres estavam reunidas. As mulheres que fizeram o curso passaram a aumentar sua renda bordando e pintando panos de prato e outras peças.

A casinha ficou pequena demais para o grupo. Selma e suas companheiras começaram participar dos Seminários do Vencer Juntos e motivadas pelas capacitações e pelo técnico que acompanha o grupo, partiram para criação de uma associação com o objetivo de aumentar o trabalho e beneficiar mais pessoas. Com a venda dos panos de prato, bonecas de garrafa pet e tapetes de retalho conseguiram contribuir o valor recebido do Vencer Juntos para o Fundo Rotativo Solidário.

A Associação das Mulheres Artesãs - Praia foi legalizada em 2005, e nos anos seguintes consegiu recursos do Estado e de empresas para construir uma sede e implantar oficinas de tear, artesanato de palha da banana, marcenaria e informática, além de uma horta comunitária. Um segundo financiamento do Vencer Juntos ajudou para ampliar as atividades de artesanato. Hoje a Associação leva seus produtos para feiras locais e regionais. Os tapetes já fizeram sucesso numa feira e loja em Brasília. Com toda sua experiência, Selma se tornou uma das lideranças da Associação Unidos Pela Vida Vencendo Juntos Norte de Minas – AUVENOR, associação formada em 2008 pelos 30 projetos de geração de renda apoiados pelo Vencer Juntos na Diocese de Janaúba.

Fotos: 1) Nova sede da Associação, 2009, 2) Bonecas de garrafa pet, 3) Projeto ArtVida, antiga sede, 2007