Criação de Ovelhas - Assentamento Rio Verde

Itiuba-Bahia
Depois de oito anos como acampamento, em 2006, a comunidade Rio Verde foi reconhecida pelo INCRA como assentamento da reforma agrária. No período inicial do assentamento, antes da chegada de financiamentos do governo para a produção agropecuária, as famílias assentadas enfrentaram grandes dificuldades para sobreviver.  Nesse período, o apoio do Projeto Vencer Juntos foi uma importante ajuda.

As 17 famílias da comunidade formaram um grupo para criar ovelhas, atividade muito propícia para o clima do sertão baiano. Com um financiamento de R$5.240,00 as famílias compraram 25 ovelhas e dois reprodutores. A criação é feita de maneira coletiva: As famílias se revezam num ritmo de seis em seis meses para cuidar dos animais. Durante o período que fica com a responsabilidade dos animais, o integrante do grupo é dispensado das outras tarefas do trabalho coletivo no assentamento.

Nos quatro anos de funcionamento do grupo, o rebanho já aumentou para 40 animais, sem contar os animais que foram vendidos, e o grupo contribuiu o valor inteiro do financiamento recebido para o Fundo Rotativo Solidário da ARESOL. As famílias optaram por investir todo o retorno do projeto em outras atividades coletivas em benefício da associação local. A receita de venda de animais foi investida num plantío de hortaliças e capim.  A experiência ganhada com a gestão do projeto e os cursos oferecidos pelo Vencer Juntos preparou as famílias para aplicar melhor o financiamento do Pronaf, quando foi liberado pelo Governo. O grupo já está discutindo a solicitação de um segundo financiamento do Vencer Juntos para aumentar o plantio de hortaliças e frutas no assentamento.